Durante a cerimônia de assinatura, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, enfatizou o compromisso da empresa com a cultura: “No que depender de nós, serão muito mais do que dois anos”. Para Chambriard, o Theatro Municipal é uma verdadeira joia da cultura e da arte brasileira, e é fundamental garantir o acesso à arte para todos, e não apenas para a elite. Ela destacou a importância do apoio do Governo Federal e da Lei Rouanet para que a Petrobras se mantenha como a maior patrocinadora da arte no país.
Com essa renovação, o Theatro Municipal receberá garantidas mais de 200 apresentações, incluindo balés, óperas, concertos sinfônicos e iniciativas educativas. Uma parcela significativa dos recursos será destinada a reformas e manutenções necessárias no icônico edifício, que foi inaugurado em 1909. Luís Fernando Nery, gerente executivo de Comunicação da Petrobras, ressaltou que a renovação do contrato é um reflexo do fortalecimento da relação entre a estatal e o Theatro, especialmente após um período de redução de investimentos na cultura entre 2016 e 2022.
Essa parceria, que existe desde 2008 e já resultou em uma grande reforma do prédio, tem sido fundamental para a realização de uma programação cultural rica e variada. Em 2022, a Petrobras investiu R$ 3 milhões no espaço durante um período de 18 meses. Clara Paulino, presidente da Fundação Theatro Municipal, afirmou que este apoio é crucial para garantir uma programação contínua de ópera, além de ações de educação e preservação do patrimônio histórico que o Theatro representa, reafirmando sua importância como um espaço de referência cultural e artística em nível internacional.