Petrobras e Pemex firmam parceria estratégica para exploração de petróleo em águas profundas e promovem troca de tecnologias entre as estatais da América Latina.

No dia 23 de junho, as duas maiores empresas estatais de petróleo da América Latina, Petrobras e Petróleos Mexicanos (Pemex), firmaram um memorando de entendimento que poderá marcar um novo capítulo na colaboração entre os dois países na exploração e produção de petróleo e gás. O acordo foi assinado em uma cerimônia realizada na sede da Petrobras, localizada no centro do Rio de Janeiro, e terá uma validade inicial de dois anos, com a possibilidade de renovação.

A parceria entre as empresas busca promover ações colaborativas e a troca de conhecimentos técnicos e regulatórios no setor de hidrocarbonetos. O foco principal do memorando será a exploração em águas profundas e ultra profundas, além da revitalização de campos maduros e otimização das operações de refino e petroquímica.

Um dos pontos mais destacados do entendimento é a intenção de compartilhar tecnologia e melhores práticas operacionais. A Petrobras, conhecida por sua experiência em operações offshore complexas, complementará o interesse da Pemex em expandir suas atividades exploratórias no Golfo do México, especialmente na parte mexicana da região. Entre as iniciativas previstas, estão o reprocessamento sísmico, novas fronteiras exploratórias e a transição energética, orientada para a redução das emissões e melhoria da eficiência energética.

A presidenta da Petrobras, Magda Chambriard, sublinhou o considerável potencial não explorado da região do Golfo do México, argumentando que seria irreal acreditar que existiriam reservas significativas apenas na parte já desenvolvida pelos Estados Unidos. “O Golfo está praticamente virgem”, afirmou, evidenciando a expectativa de novas descobertas.

Embora o memorando de entendimento não crie obrigações de investimento imediato ou sociedade entre as empresas, eventuais projetos conjuntos dependerão de negociações futuras e da aprovação das entidades regulatórias de cada companhia. A assinatura do acordo acontece em um momento de reaproximação diplomática entre Brasil e México, com a líder da Petrobras mencionando a contribuição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na articulação inicial para o diálogo entre as duas petroleiras. As equipes técnicas das companhias já estão engajadas em discussões preliminares, com forte ênfase na segurança energética, mostrando que essa colaboração pode se revelar vantajosa para ambos os lados no futuro.

Sair da versão mobile