Petrobras busca retomar parcerias com a Bolívia e discute investimentos em petróleo, gás e energias renováveis



O presidente da Petrobras, Joaquim Prates, utilizou sua conta na rede social X para informar sobre as intenções de investimentos da estatal na Bolívia. Segundo o presidente, uma missão composta por técnicos foi enviada ao país vizinho para avaliar e discutir as possibilidades de investimentos em petróleo e gás.

Durante a visita, foram discutidas questões relacionadas ao suprimento de gás natural para o Brasil, além das condições para novos investimentos na exploração e produção de petróleo e gás na Bolívia. Prates agradeceu a empresa estatal boliviana YPFB pela recepção da equipe.

Essa missão aconteceu após a visita do ministro de Hidrocarbonetos da Bolívia, Franklin Molina Ortiz, a Brasília, onde solicitou mais investimentos da Petrobras no país. Segundo Ortiz, se a parceria na produção de gás for retomada, será possível aumentar a oferta em pelo menos 2 milhões de metros cúbicos por dia, o que evitaria a interrupção do fornecimento de gás.

O presidente boliviano, Luis Arce, já havia afirmado anteriormente que as reservas de gás natural da Bolívia estavam esgotadas, o que comprometeria o envio do produto ao Brasil e à Argentina.

Além das questões relacionadas ao gás, a equipe da Petrobras também se encontrou com representantes do Ministerio de Hidrocarburos y Energias da Bolívia para discutir assuntos relacionados à energia renovável, fertilizantes e lítio. A equipe visitou a produção da empresa estatal boliviana de lítio, YLB, em Potosi.

Prates avisou que haverá novidades no curto prazo sobre a reaproximação entre os dois países, tanto no setor de gás natural e fertilizantes, quanto na energia renovável e na utilização de minerais críticos como o lítio. Segundo o presidente da Petrobras, essa reaproximação ocorrerá de forma mútua e gradualmente construtiva, com foco na reconstrução das parcerias com a Bolívia.

É importante destacar que as informações foram obtidas através da postagem do presidente da Petrobras na rede social X, porém, não foram mencionadas as fontes utilizadas para a produção desse conteúdo jornalístico.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo