De acordo com a estatal, essas duas embarcações serão utilizadas para atender a campanha de intervenções em poços da Petrobras a partir de 2025, com capacidade de alcançar lâminas d’água entre 200 metros e 2,4 mil metros. O contrato estabelecido prevê um compromisso mínimo de 30% de conteúdo local, que aumenta para 85% no caso do contrato de serviço. A expectativa é de manter cerca de 850 empregos diretos e indiretos durante a vigência desse acordo.
Os navios-sonda Siem Helix 1 e Siem Helix 2 serão empregados em diversos projetos, como perfuração de topo, trabalhos de instalação, descomissionamento, guindaste offshore e construção. Segundo informações da Petrobras, os serviços incluem melhorias e restabelecimento da produção, integridade de poços e instalação de equipamentos submarinos. Além disso, as embarcações estão equipadas com veículo operado remotamente e possuem capacidade para operações de resposta a emergências.
Essa parceria entre a Petrobras e a Helix reforça o compromisso da estatal brasileira em investir em tecnologia e infraestrutura para garantir a eficiência e segurança de suas operações no setor de exploração e produção de petróleo. Com esses novos navios de intervenção em poços, a Petrobras amplia sua capacidade de atuação e manutenção das atividades petrolíferas, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento do setor no país.