A coordenadora geral dos Centros POP, Darlany Vieira, explicou que a ação foi planejada com o objetivo de promover a cidadania e lembrar a importância do Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. Foram disponibilizados serviços nas áreas de assistência social, saúde, direitos e beleza, além de um almoço especial para todos os presentes. Mais de 200 pessoas foram beneficiadas pela iniciativa.
Dentre os serviços oferecidos pela Semdes, estavam o Cadastro Único e cortes de cabelo. Equipes dos Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) e do Serviço de Abordagem Social (Seas) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) também estiveram presentes para atender os usuários.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite, além de oferecer orientações aos usuários. Já a Defensoria Pública de Alagoas levou informações e realizou encaminhamentos através do Expresso da Cidadania.
Durante a ação, centenas de moradores em situação de rua aproveitaram para solicitar a segunda via de documentos, como foi o caso de Carlos Alberto Gomes, usuário do Centro POP 2, localizado no bairro da Levada. Carlos Alberto destacou o acolhimento recebido no centro e expressou gratidão pela ação promovida pela Semdes.
Além dos serviços, o evento também contou com apresentações culturais do Grupo de Teatro Gigante Rua, dirigido por Dinah Ferreira, do Grupo Percussivo Som da Rua e do Movimento de População em Situação de Rua e Coco de Roda. Para finalizar, um almoço foi servido a todos os participantes.
O representante do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, Rafael Machado, ressaltou a importância da atividade como forma de garantir os direitos da população que vive nas ruas. Ele agradeceu à Prefeitura de Maceió por proporcionar o momento de confraternização e destacou a luta contínua pela garantia de direitos.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, afirmou que a iniciativa também teve como objetivo chamar a atenção para os serviços de promoção de direitos, inclusão social e acessibilidade oferecidos pelo município. Ele destacou o compromisso da gestão do prefeito JHC em acolher os mais vulneráveis.
O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua é comemorado em memória ao “Massacre da Sé”, ocorrido em 2004, quando sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, em São Paulo. Esse trágico evento motivou a mobilização dos grupos da população em situação de rua para a criação do Movimento Nacional da População de Rua, que continua lutando pela garantia de direitos.