Pesquisa revela preferência dos manifestantes por Tarcísio de Freitas para Presidência em 2026, caso Bolsonaro fique inelegível.

Na tarde de domingo, dia 25, a Avenida Paulista foi palco de uma manifestação em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro, onde foi realizado um levantamento com 575 manifestantes para identificar as preferências em relação às eleições presidenciais de 2026, caso Bolsonaro não possa se candidatar. De acordo com o Monitor do Debate Político no Meio Digital, projeto do Grupo de Politicas Públicas para o Acesso à Informação da Universidade de São Paulo, 61% dos entrevistados apontaram o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como o favorito para concorrer à Presidência.

Entre os bolsonaristas, porém, houve divergência de opiniões. Enquanto 19% mencionaram o nome da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro como uma possível candidata, outros 7% apontaram o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, como uma opção. O deputado federal Eduardo Bolsonaro foi citado por 1% dos entrevistados, enquanto a senadora Damares Alves, o senador Flávio Bolsonaro e o ex-ministro Walter Braga Netto receberam 1% de apoio cada. Além disso, 6% dos entrevistados declararam não ter uma preferência clara e 3% afirmaram não apoiar nenhum dos nomes mencionados.

O estudo também abordou a opinião dos manifestantes em relação às atitudes que Bolsonaro deveria ter tomado após as eleições de 2022. A maioria dos entrevistados (49%) acreditava que o ex-presidente deveria ter decretado uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), enquanto 42% consideravam que as Forças Armadas deveriam ter sido invocadas. Quanto à decretação de Estado de Sítio, 61% dos entrevistados se posicionaram contra a medida.

No que diz respeito à confiança nos resultados das eleições de 2022, 88% dos manifestantes entrevistados acreditavam que Bolsonaro foi o vencedor, não Lula. Por fim, em relação às eleições municipais deste ano, 47% dos entrevistados opinaram que o ex-presidente deveria lançar um novo candidato à Prefeitura de São Paulo, enquanto 37% consideraram que ele deveria apoiar o atual prefeito Ricardo Nunes. Este último, juntamente com outros pré-candidatos à Prefeitura, marcou presença no evento.

Sair da versão mobile