A crise política no país tem gerado grande preocupação entre os franceses, que clamam por reformas administrativas significativas. Cerca de 56% dos entrevistados acreditam que uma transição para a Sexta República se faz necessária, de acordo com a pesquisa.
A preferência dos apoiadores dos partidos centristas recai sobre os ex-primeiros-ministros Michel Barnier e Édouard Philippe. Philippe é o mais cotado, com 36% das preferências políticas, seguido por Marine Le Pen e Jordan Bardella, do Reagrupamento Nacional, que obtiveram 35% de apoio. Já os ex-primeiros-ministros Gabriel Attal e Michel Barnier contam com o apoio de 32% e 30% dos entrevistados, respectivamente.
No que diz respeito ao novo primeiro-ministro, Francois Bayrou, 24% dos entrevistados têm uma opinião positiva sobre o mesmo. A pesquisa foi realizada de forma online nos dias 11 e 12 de dezembro, envolvendo 1.005 pessoas. Não foi fornecida uma margem de erro para o levantamento.
Diante desse cenário político conturbado na França, os cidadãos aguardam ansiosamente por mudanças e reformas que possam conduzir o país para um novo caminho. A avaliação dos líderes políticos e a insatisfação com o presidente atual moldam as expectativas e demandas da população francesa.