O estudo revelou que a maioria das pessoas concorda, em parte ou totalmente, que os servidores públicos precisam da garantia da estabilidade no emprego para desempenharem suas funções adequadamente. No entanto, mesmo com essa premissa, 90% dos entrevistados se mostraram a favor da implementação de testes de desempenho para avaliar a permanência desses profissionais nos cargos.
Além disso, a pesquisa apontou que os brasileiros defendem a demissão de servidores públicos em outras situações, como em casos de excesso de funcionários e para redução de gastos por parte dos governos e órgãos públicos. Os dados coletados revelaram um cenário em que mais da metade dos entrevistados apoiam a demissão em casos de excesso de colaboradores, e cerca de 46% são favoráveis à demissão para diminuir os gastos públicos.
A pesquisa do Datafolha foi realizada nos dias 7 e 8 de outubro, ouvindo um total de 2.029 pessoas com 16 anos ou mais, distribuídas em 113 municípios. Vale ressaltar que a margem de erro do estudo é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. As opiniões e percepções apresentadas pelos entrevistados refletem uma preocupação e insatisfação com o serviço público no país e a forma como ele é gerido atualmente.