Pesquisa Datafolha: 67% dos brasileiros acreditam que Bolsonaro deveria desistir de disputar as eleições de 2026

Uma recente pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha revelou que a grande maioria dos brasileiros acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro deveria desistir de sua candidatura para as eleições de 2026. De acordo com os dados levantados, 67% dos entrevistados opinaram que Bolsonaro deveria abrir mão de disputar o pleito, enquanto apenas 28% manifestaram apoio à sua continuidade na corrida eleitoral.

O levantamento, que ouviu 3.054 brasileiros em 172 municípios do país entre os dias 1° e 3 de abril, revelou ainda que a maioria esmagadora dos entrevistados, 67%, acredita que Bolsonaro deveria desistir de sua candidatura e apoiar outro nome para a disputa. Vale ressaltar que os entrevistados tinham idade superior a 16 anos, o que abrange um público diversificado em termos de faixa etária.

Atualmente, o ex-presidente encontra-se impossibilitado de concorrer às eleições até 2030, em virtude de uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Tal decisão está relacionada a acusações de abuso de poder político por parte de Bolsonaro, o que coloca em xeque a legitimidade de sua eventual candidatura em 2026.

Diante do cenário político conturbado e polarizado que o Brasil atravessa, a pesquisa do Datafolha reflete a opinião de grande parte da população, que demonstra um crescente descontentamento com a figura do ex-presidente e sua possível candidatura futura. Resta agora aguardar os desdobramentos políticos e jurídicos que irão influenciar os rumos das eleições de 2026 e o destino político de Jair Bolsonaro.

Sair da versão mobile