Pesquisa da Universidade de Cambridge irá abordar ações de ressocialização no sistema prisional alagoano, com enfoque no trabalho acadêmico de doutorando.



Uma pesquisa da Universidade de Cambridge está investigando as atividades desenvolvidas no sistema prisional alagoano. O doutorando Daniel Rincón Machón, responsável pela iniciativa, reconheceu a importância das medidas implementadas de ressocialização do estado para seu trabalho acadêmico.

Antes de visitar o Complexo Prisional, Daniel Rincón se reuniu com o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira, na sede da Seris. Nesse encontro, o doutorando teve acesso a informações sobre a política desenvolvida nas unidades prisionais de Alagoas, que se destaca pelo foco na disciplina, atividades de ressocialização, reinserção social e segurança tanto para reeducandos quanto para servidores.

O advogado Roberto Moura, membro consultivo da Comissão Nacional de Direitos Humanos da CFOAB, intermediou o encontro entre o doutorando e o secretário, colaborando com a pesquisa da Universidade de Cambridge.

Daniel Rincón destacou que sua motivação para adentrar no sistema prisional alagoano veio da análise dos relatórios de Direitos Humanos da OAB, que despertaram seu interesse pela realidade desses ambientes e pelo cotidiano dos reeducandos. Durante a visita, o doutorando teve a oportunidade de conhecer a estrutura das unidades prisionais e observar o engajamento dos reeducandos no processo de readaptação.

Rincón salientou a importância do diálogo entre instituições e pesquisadores, reconhecendo a relevância de compartilhar informações para enriquecer estudos nessa área. O advogado Roberto Moura finalizou ressaltando a qualidade do serviço prestado pela Seris e a importância da transparência e colaboração nos processos de pesquisa e monitoramento dos direitos humanos.

Essa parceria entre a Universidade de Cambridge, a Seris e a OAB evidencia a importância de se aprofundar no estudo do sistema prisional para promover melhorias e garantir o respeito aos direitos dos reeducandos e servidores envolvidos nesse contexto. A pesquisa desenvolvida por Daniel Rincón certamente contribuirá para o avanço do conhecimento e das práticas adotadas no sistema prisional de Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo