O levantamento abrangeu 2.626 pessoas em 52 municípios, cobrindo todas as regiões de Alagoas. Em áreas como o Sertão, a aprovação foi ainda mais expressiva, com 90% dos entrevistados relatando melhoria ou estabilidade. No Sul do estado, 76% dos participantes aprovaram a segurança pública.
Em relação a Maceió, a capital, 66% dos entrevistados aprovaram a segurança pública. No Agreste, 72% demonstraram aprovação, enquanto na Zona da Mata e no Norte, os índices foram de 74% e 65%, respectivamente.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, atribuiu os resultados positivos aos investimentos realizados nos últimos anos, totalizando R$ 640,7 milhões. Esses recursos, segundo Saraiva, fortaleceram o combate à criminalidade, ampliaram o uso de tecnologia e proporcionaram melhores condições de trabalho para as forças policiais.
Segundo o Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac/SSP), em 2024 houve uma queda de 53,05% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em comparação com 2013, ano mais violento da série histórica.
Dentre os investimentos estratégicos realizados, destacam-se a inauguração de 19 Centros Integrados de Segurança Pública (Cisps), atualização de câmeras de videomonitoramento, aquisição de equipamentos para as polícias, entre outros. Para 2025, estão previstas a aquisição de novos equipamentos e a construção de novas instalações para fortalecer a segurança pública em Alagoas.