Além disso, a pesquisa revelou que quase metade dos entrevistados (48%) acredita que Bolsonaro teve participação ativa no suposto plano de golpe contra Lula, enquanto 34% discordam dessa afirmação. Apenas 2% dos entrevistados negaram a existência da tentativa de golpe, e 17% não souberam opinar sobre o assunto.
Ao analisar os dados de acordo com o voto dos participantes no segundo turno das eleições de 2022, percebemos que as opiniões se dividem de acordo com a preferência política. Enquanto 61% dos que votaram em Lula acreditam na conspiração, apenas 39% dos eleitores de Bolsonaro compartilham dessa crença.
É importante ressaltar que o levantamento foi realizado com 8.598 brasileiros com 16 anos ou mais, no período de 4 a 9 de dezembro, e possui uma margem de erro de 1 ponto percentual, com 95% de nível de confiança.
Paralelamente, a investigação da Polícia Federal sobre o suposto plano golpista resultou no indiciamento de 40 pessoas, incluindo Bolsonaro, ex-ministros e militares. O inquérito aguarda avaliação da Procuradoria-Geral da República para dar continuidade às investigações.