Pesquisa aponta que maioria da população é contra conceder anistia aos presos dos atos de 8 de janeiro de 2023.

Uma pesquisa realizada pelo instituto PoderData, e divulgada nesta sexta-feira (21), revelou dados interessantes sobre a opinião da população em relação à possível concessão de anistia aos presos pelos atos ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023. De acordo com o levantamento, 51% dos entrevistados são contra a anistia, enquanto 37% se mostraram favoráveis à medida. Já 12% dos participantes da pesquisa não souberam ou não quiseram responder.
O estudo foi realizado por meio de entrevistas telefônicas com 2.500 pessoas entre os dias 15 e 17 de março, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais. É importante ressaltar que a discussão sobre a anistia tem dividido opiniões, principalmente entre políticos de direita, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem se posicionado a favor da medida e inclusive convocou apoiadores para pressionarem pela concessão da anistia durante um evento no Rio de Janeiro.
Vale destacar que o Supremo Tribunal Federal (STF) já condenou 476 pessoas envolvidas nos atos de invasão e vandalismo nas sedes dos Três Poderes em Brasília. Este caso tem gerado intensos debates e manifestações, demonstrando a polarização existente na sociedade brasileira em relação a temas políticos e jurídicos.
A pesquisa realizada pelo PoderData traz à tona essas divergências de opiniões e mostra a complexidade do cenário político atual. A questão da anistia aos presos pelos atos de janeiro de 2023 continua sendo objeto de discussões e manifestações por parte de diferentes segmentos da sociedade e do meio político.
Sair da versão mobile