A unidade reúne diversas instituições peruanas encarregadas do controle de drogas e da fiscalização no porto. A missão central é realizar a análise e inspeção minuciosa de contêineres, buscando evitar a entrada e saída de mercadorias ilícitas, com ênfase no tráfico de drogas. Para apoiar essa operação, serão instalados três escâneres que proporcionarão um controle aduaneiro mais rigoroso, garantindo uma fiscalização aprimorada sobre a carga que transita pelo país.
Este projeto alinha-se ao Programa Global de Controle de Contêineres da ONU, que, em colaboração com a Organização Mundial das Alfândegas (OMA), visa fortalecer medidas de segurança em pontos de entrada e saída de mercadorias em todo o mundo. O Porto de Chancay, situado a cerca de 60 quilômetros de Lima, está sendo posicionado como o principal centro logístico de conexão entre a América Latina e a Ásia. Este terminal é notável por ser o primeiro da região a contar com a maioria do capital chinês, com um investimento total que chega a US$ 3,6 bilhões.
A inauguração do porto coincide com o lançamento de cinco novas rotas de Integração e Desenvolvimento Sul-Americano pelo governo brasileiro, que visa encurtar as conexões comerciais entre os países da região e o Oriente. Entre estas rotas, destaca-se a Amazônica, que liga Peru e Colômbia, promovendo uma integração ainda maior entre nações vizinhas.
Além de sua importância logística, a construção do novo porto tem o potencial de revitalizar a indústria naval brasileira, que atravessou um período de grande crescimento entre 2007 e 2011. Com isso, o Porto de Chancay não apenas representa uma oportunidade de crescimento econômico, mas também um baluarte na luta contra o crime organizado, reforçando a segurança na troca de bens e serviços na América Latina.









