“Não podemos analisar nosso período aqui sem ele. Não podemos analisar nosso tempo aqui sem o Liverpool. É impossível. Eles têm sido nosso maior rival. Pessoalmente, ele tem sido o melhor rival que eu já tive na vida. Em Dortmund, quando eu estava no Bayern de Munique. E aqui”, declarou Guardiola.
Os embates entre Klopp e Guardiola no Campeonato Inglês foram marcados por grandes disputas pelo título. Na temporada 2021/22, Manchester City e Liverpool protagonizaram uma acirrada disputa que foi decidida apenas na última rodada, com a equipe de Guardiola conquistando o título ao somar 93 pontos, apenas um a mais que o time de Klopp.
“Acho que a Premier League vai sentir sua falta. O carisma, a personalidade e, principalmente, a forma como sua equipe joga. Sempre foi um prazer assistir quão positiva é sua abordagem, como jogam, como ele respeita os torcedores também. Como eles tentam vencer o jogo, não importa o que aconteça”, disse o treinador do City sobre o legado deixado pelo Liverpool de Klopp.
O técnico alemão ficou marcado por tirar o Liverpool de uma fila de 30 anos sem o título da liga inglesa na temporada 2019/20, quando conquistou o título com 99 pontos, 19 a mais que o City de Guardiola. Na temporada anterior, 2018/19, os dois clubes também disputaram o título, com o City levando a melhor com 98 pontos.
Guardiola não poupou elogios a Klopp e ainda fez uma previsão sobre o futuro do técnico alemão. “Sim, claro que desejo a ele tudo de bom. Sempre será difícil, o Liverpool. A partir de agora só será mais. Mas, talvez, na minha opinião, ele não vai admitir, mas ele voltará. Eu sei disso”, cravou o treinador do City sem medo de errar a previsão.
Enquanto Klopp não indicou qual será o seu futuro, ele garantiu que não treinará outro clube da Inglaterra, mas afirmou que buscará algo novo. O anúncio de sua saída despertou reações não só entre os torcedores, mas também entre os colegas de profissão, marcando assim o fim de uma era no futebol inglês.