Durante a cerimônia de encerramento, foram revelados os vencedores das principais categorias, assim como os premiados na mostra Horizons, que é dedicada a curtas-metragens. Brady Corbet foi reconhecido como melhor diretor, enquanto Nicole Kidman e Vincent Lindon foram laureados como melhor atriz e melhor ator, respectivamente.
Além disso, outros prêmios já haviam sido entregues ao longo do festival, incluindo o GdA Directors Award, o prêmio máximo da Giornate degli Autori (Jornada dos Autores), que foi concedido ao drama brasileiro “Manas”, dirigido por Marianna Brennand.
Entre os vencedores do Festival de Veneza de 2024, destacam-se “La habitación de al lado” como Melhor Filme (Leão de Ouro), “Vermiglio” de Maura Delpero como Grande Prêmio do Júri, Brady Corbet levando o Leão de Prata de Melhor Diretor com “The Brutalist” e “April” de Dea Kulumbegashvili ganhando o Prêmio Especial do Júri. Além disso, o filme “Ainda Estou Aqui” recebeu o prêmio de Melhor Roteiro para Murilo Hauser e Heitor Lorega.
Na mostra Horizons, dedicada aos curtas-metragens, os destaques ficaram por conta de “The New Year That Never Came” de Bogdan Muresanu como Melhor Filme, Sarah Friedland como Melhor Diretor por “Familiar Touch”, e “One of Those Days When Hemme Dies” de Murat Firatoglu como vencedor do Prêmio do Júri. Kathleen Chalfant, Francesco Gheghi e Scandar Copti também foram premiados em suas respectivas categorias.
O Festival de Veneza de 2024 consagrou mais uma vez a diversidade e talento do cinema internacional, reunindo grandes nomes e revelações do mundo cinematográfico. Os vencedores celebraram suas conquistas em uma emocionante cerimônia de encerramento, prometendo continuar a enriquecer o cenário cultural com suas obras inovadoras e impactantes.