Em suas redes sociais, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, denunciou uma tentativa dos presidentes da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) de se reelegerem aos cargos que ocupam atualmente nas duas Casas.
As reeleições de presidentes do Legislativo em um mesmo mandato, pela legislação atual, é proibida. Segundo Jefferson, tanto Maia quanto Alcolumbre pretendem se valer da PEC 101/2003, do hoje ex-deputado Benedito de Lira, que liberaria a nova eleição aos dois.
No seu perfil no Twitter Jefferson escreveu: “O golpe da reeleição de Maia e Alcolumbre já está armado. Vão se valer da PEC 101/2003, do Benedito de Lira, que já foi aprovada na CCJ e em uma comissão especial da Câmara, e que já está pronta para votação em Plenario”.
De acordo com Roberto Jefferson, a articulação para a votação ainda está em andamento e que só não foi concretizada pois ainda não há definição se ela será feita através de votações online ou presenciais.
“Como essa PEC do Benedito de Lira já tem tramitação adiantada, é mais fácil vota-la do que iniciar PEC nova. Os articuladores do golpe só não sabem ainda se o farão agora, nas votações online, ou se esperarão a volta aos trabalhos, até porque há o risco de não ser aprovada .”, disse Jefferson.