O objetivo da ação foi reduzir o passivo de mandados em aberto no estado, que estão diretamente relacionados aos crimes violentos registrados em Alagoas. O delegado destacou a importância da participação da Secretaria de Segurança Pública nesse processo, visando aumentar a sensação de segurança na região. Segundo Xavier, a Unidade de Captura foi responsável por quase 700 prisões com mandados em aberto somente em 2024.
A operação teve como alvo criminosos envolvidos em crimes como tráfico de drogas, homicídios, latrocínio, estupros, violência doméstica, roubo, furto, e outros delitos. O secretário Flávio Saraiva ressaltou a necessidade de combater o sentimento de impunidade, destacando que mais de 2.500 prisões de mandados acumulados foram realizadas desde que assumiu o cargo.
Pensando no Carnaval, que é um evento de grande circulação de pessoas, o secretário garantiu que todo o efetivo policial estará atuando em Alagoas para manter a segurança durante as festividades. O plano de operação já está consolidado e será divulgado em breve.
A operação contou com mais de 200 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães, e mobilizou equipes de diversas unidades da Polícia Civil, além do Grupamento Aéreo da SSP. O delegado Gustavo Xavier ressaltou a importância da integração entre a SSP e a Polícia Civil para enfrentar o crime organizado e desestruturar as organizações criminosas.