Passe Livre em Maceió já beneficiou 57.800 estudantes e economizou mais de R$26 milhões em passagens



 

Desde que foi implementado pela Prefeitura de Maceió, em setembro de 2021, o Passe Livre tem se mostrado uma importante iniciativa para facilitar o acesso à educação e contribuir com a economia das famílias. De acordo com um levantamento realizado pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), até julho deste ano, foram registrados cerca de 15,5 milhões de embarques através desse benefício.

Atualmente, o programa conta com a participação de 57.800 estudantes que possuem um bilhete ativo e desfrutam das vantagens oferecidas pelo Passe Livre. Um exemplo é Ellen Maevy, que começou a utilizar o cartão este ano e compartilhou sua experiência positiva: “Antes eu ia à pé para a escola, mas depois que me mudei, o transporte público se tornou uma solução e facilitou minha ida e volta para casa. Ter as passagens gratuitas é ótimo para quem é estudante e precisa se locomover”. Ao todo, esses estudantes conseguiram economizar um valor significativo de R$ 26.107.448,80.

Durante o ano de 2022, foram registrados aproximadamente 8,6 milhões de usos desse benefício. Já nos primeiros sete meses de 2023, 5,9 milhões de estudantes embarcaram gratuitamente nos coletivos do transporte público da capital, o que representa um aumento de 46,43% em relação ao mesmo período do ano passado.

Outro estudante que aproveita as vantagens do Passe Livre é Douglas Silva, que afirma: “Utilizo o benefício desde o início do ano e tenho tido uma experiência muito positiva. Antes, usava o cartão antigo e, quando conheci as propostas do cartão estudantil, com passagens gratuitas, decidi garantir o meu”.

O programa disponibiliza mensalmente 44 embarques gratuitos para estudantes regularmente matriculados nos ensinos fundamental, médio, técnico e superior tanto em instituições públicas quanto privadas da capital alagoana. Além disso, o benefício também abrange os alunos que residem em Maceió e estudam em outras cidades da região metropolitana.

O diretor-presidente do DMTT, André Costa, destaca a importância do Passe Livre como um investimento no futuro: “Ao oferecermos às pessoas a possibilidade de irem para a escola e voltarem para casa de forma gratuita, garantimos o acesso às aulas. Além disso, isso alivia os pais de mais uma preocupação, uma vez que economizam o valor que seria destinado às passagens e podem usar em outras despesas”.

O Passe Livre em Maceió tem se mostrado uma iniciativa de sucesso, contribuindo para a promoção da educação e para o alívio financeiro das famílias. Com números crescentes de utilização do benefício, é importante que o programa continue sendo desenvolvido e aprimorado para atender cada vez mais estudantes e promover ainda mais acessibilidade e economia.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo