Partido Liberal orienta sua bancada a votar contra mudanças no Fundo Constitucional do DF; presidente defende proposta, enquanto governador pede compreensão.

O Partido Liberal (PL) tomou uma posição firme em relação às mudanças propostas no cálculo do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF). Em uma orientação enviada à sua bancada de parlamentares, o presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto, e o líder do partido na Câmara dos Deputados, Altineu Côrtes (PL-RJ), solicitaram que votem contra as alterações.

Enquanto isso, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), defendeu as modificações no FCDF, argumentando que era necessário garantir igualdade aos estados em relação aos repasses financeiros. Segundo ele, Brasília já é favorecida em comparação com outras unidades federativas e é preciso buscar a normalidade.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), também entrou no debate, pedindo compreensão dos brasileiros em relação ao Fundo Constitucional do DF. Para ele, prejudicar Brasília significa prejudicar todo o país, destacando a importância do recurso para a capital federal.

Diante da polêmica, a bancada do DF na Câmara dos Deputados apresentou um projeto de lei para impedir a mudança no cálculo do FCDF. O projeto, assinado por seis deputados federais, busca suprimir o artigo 7º do Projeto de Lei nº 4.614, que trata do fundo no pacote fiscal do governo federal.

Parlamentares de diferentes partidos, como Republicamos, MDB e PL, uniram forças contra a proposta de alteração no FCDF. A estimativa do governo do DF é de uma perda de R$ 12 bilhões nos próximos anos caso a mudança seja aprovada, já que o reajuste passaria a ser calculado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ao invés da variação da receita corrente líquida.

Com a pressão dos diferentes atores políticos envolvidos, o cenário em torno do FCDF se torna cada vez mais incerto, com interesses diversos em jogo. A população do Distrito Federal e de todo o país aguarda atenta pelos desdobramentos desse embate no cenário político nacional.

Sair da versão mobile