Na rede estadual de ensino, 6.288 alunos de 80 escolas participaram das competições, representando um crescimento significativo em relação ao ano anterior. Com 3.527 estudantes e 72 escolas a mais que em 2023, o aumento foi de 8,2% no número de alunos e de 24,1% no número de escolas participantes. O crescimento na rede estadual foi ainda mais expressivo, com 605 alunos e 29 escolas a mais inscritos em 2024, representando um aumento de 10,6% nos estudantes e quase 57% nas escolas participantes.
Em todo o Brasil, mais de dois milhões de estudantes se inscreveram nas competições de astronomia e foguetes. Durante a semana que antecedeu as provas, as escolas estaduais se prepararam para os desafios teóricos da OBA e para o lançamento de foguetes da MOBFOG. Uma das instituições que se destacou foi a Escola Estadual Theotônio Vilela Brandão, em Maceió.
Sob a orientação dos professores Urandy Carlos e Leônade Daviliano, os alunos participaram do lançamento de foguetes próximo ao radar meteorológico da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), seguindo instruções sobre como montar um foguete caseiro desde o início do ano letivo. O professor Urandy ressaltou o apoio da equipe gestora e a importância da Mostra de Foguetes para o aprendizado prático dos alunos.
O estudante Ruan Lima, da 3ª série do ensino médio, compartilhou sua satisfação em participar dos lançamentos e destacou o apoio dos professores. Na Escola Estadual Princesa Isabel, no Cepa, 112 alunos realizaram a prova prática da OBA, e o professor Diego Luiz ressaltou os benefícios da olimpíada para o aprendizado dos estudantes, enfatizando a importância da astronomia no estímulo ao interesse pelas ciências.
