Segundo dados da Controladoria Geral do Município (CGM), o número de manifestações recebidas pela Ouvidoria chegou a 1.890 no ano de 2021 e a previsão é de que esse número alcance 3.500 em 2024. Ao longo dos quatro anos da gestão, foram registradas 10.586 demandas, demonstrando um aumento expressivo na participação popular.
A Ouvidoria faz parte do programa Transparência Pública de Maceió, que engloba também o Portal da Transparência, o Portal de Serviços e o Informa Maceió, todos em conformidade com a Lei de Acesso à Informação. Essas ferramentas permitem que os cidadãos tenham acesso às informações, solicitem serviços e façam acompanhamento de suas demandas, contribuindo para a prestação de contas e a transparência na gestão pública.
O Informa Maceió tem sido uma importante ferramenta para que os moradores da capital alagoana e pessoas de outras localidades possam enviar suas demandas às diversas secretarias e entidades do Município. Com mais de cinco mil pedidos realizados nos últimos quatro anos, a média de resposta sempre superior a 90% demonstra o compromisso da administração em atender às necessidades da população.
Além disso, a Controladoria Geral do Município tem aprimorado o Portal da Transparência, proporcionando maior fiscalização dos gastos públicos e fortalecendo o controle social. Com a disponibilização de painéis inteligentes e online sobre as manifestações em 2023, a CGM busca promover ainda mais a transparência e a accountability na gestão pública.
A criação de três diretorias em 2023, incluindo a de Controle Interno, Prestação de Contas e Regulação e Transparência, evidencia o compromisso da administração municipal com a eficiência, a lisura e a responsabilidade no uso dos recursos públicos. Essas medidas visam fortalecer o controle interno, combater a má administração e garantir uma gestão transparente e participativa em Maceió.










