Participação dos Estudantes da Rede Estadual no Enem 2024 Supera Média Nacional e Local



A rede estadual de ensino de Alagoas obteve um crescimento significativo na participação de estudantes nos dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024. Segundo dados levantados pela Secretaria de Estado da Educação, houve um aumento de 11 pontos percentuais em comparação com a edição anterior, passando de 69,5% em 2023 para 80% em 2024.

Esse aumento foi superior ao registrado tanto no estado de Alagoas quanto a nível nacional. Em Alagoas, a média de participantes nos dois dias de prova subiu de 68,2% para 72,1%, um acréscimo de quase 4 pontos percentuais. Já no Brasil, o aumento foi de 1,45 pontos percentuais, passando de 70% para 71,45%.

A gerente especial de Exames para o Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação, Danielly Verçosa, avaliou o aumento na participação dos estudantes como significativo, destacando que a maior presença dos alunos da rede estadual teve impacto na média final.

O programa Foca o Enem, criado pelo Governo de Alagoas para fortalecer a preparação dos alunos da rede estadual, obteve resultados expressivos em 2024. Foram distribuídas um milhão de impressões de material didático específico, oferecidas 229 aulas sobre diversas áreas do conhecimento e realizados 16 aulões online, com 71.973 visualizações.

Os resultados do programa já refletem nas notas alcançadas pelos estudantes, como o desempenho na prova de Redação. Alunos como Camilla Oliveira e Anna Jhulia Ferreira conseguiram pontuações altas, acima de 900 pontos, demonstrando a eficácia do programa de preparação.

Após a divulgação das notas do Enem, os próximos passos para os candidatos são as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em Alagoas, são ofertadas 5.250 vagas, sendo 4.015 para a Ufal e 1.235 para a Uneal. Os candidatos poderão realizar as inscrições no Sisu até o dia 21 de janeiro, e o resultado da classificação será divulgado no dia 26. O cronograma do Sisu 2025 também inclui o período de matrículas e a manifestação de interesse na lista de espera.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo