Este reconhecimento consagra o Peruaçu como um espaço de valor universal excepcional, destacando sua importância geológica, arqueológica, ecológica e paisagística. A celebração desse marco histórico para a preservação ambiental foi acompanhada de um reconhecimento ao trabalho diligente das comunidades locais e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que têm se empenhado na proteção da biodiversidade brasileira ao longo dos anos.
O instituto ressaltou que essa conquista é resultado da colaboração entre diferentes esferas de governo, com a participação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do ICMBio e do Itamaraty. A atuação de parlamentares, da academia, da sociedade civil e das comunidades locais foi essencial, especialmente a do povo indígena Xakriabá, que historicamente preserva o local por meio de seus saberes e modos de vida.
Criado em 1999, o Parque Nacional abrange uma vasta área de 56.448 hectares, englobando os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, na região norte de Minas Gerais. O parque é famoso por abrigar mais de 200 cavernas catalogadas, assim como sítios arqueológicos que revelam a presença de humanos na região há até 12 mil anos, além de pinturas rupestres e uma rica biodiversidade que combina espécies típicas da Mata Atlântica, do Cerrado e da Caatinga.
O reconhecimento do parque pela Unesco também promete abrir novas perspectivas para o ecoturismo, a pesquisa científica e a inclusão social das comunidades ao redor, fortalecendo, assim, a economia local e o turismo de base comunitária. O Peruaçu se torna, portanto, o primeiro sítio classificado como Patrimônio Mundial Natural em Minas Gerais e se junta a outros oito sítios brasileiros que já possuem essa categorização, destacando a beleza e a riqueza natural do país, que inclui locais como o Parque Nacional de Iguaçu e as Ilhas Atlânticas Brasileiras.
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu está aberto ao público, e mais informações sobre sua visitação e atrações podem ser encontradas no site do ICMBio, o que representa uma oportunidade valiosa para aqueles que desejam explorar e conhecer as maravilhas naturais e culturais desta região emblemática.