Ao longo de sua fala, o deputado Toledo mencionou uma série de projetos que atualmente estão em tramitação no Legislativo. “Em discussão na Assembleia Legislativa, temos matérias importantes que visam a implantação de creches para nossas crianças, o combate à violência nas escolas, a adaptação de salas humanizadas no Instituto Médico Legal (IML) para atender crianças vítimas de violência, além de iniciativas que promovem a parentalidade positiva”, disse Toledo.
O deputado destacou também os avanços já conquistados através de alguns projetos que se tornaram leis. Entre eles, estão iniciativas que instituem a política nacional da Primeira Infância, combatem a violência contra a mulher desde a Primeira Infância, e asseguram a obrigatoriedade de orçamento destinado a políticas públicas focadas em crianças e adolescentes. Além disso, mencionou a criação de varas específicas para julgar crimes contra este público, a formação da Secretaria de Estado da Primeira Infância e o desenvolvimento do programa CRIA, que tem impacto direto na vida dos pequenos.
Para Toledo, esses planos e ações são fundamentais não só por serem políticas de governo, mas por se constituírem em verdadeiras políticas de Estado. “Temos um compromisso sólido com a Primeira Infância, e isso se reflete nas múltiplas iniciativas e ações que estamos empreendendo”, afirmou.
Encerrando sua participação, o deputado elogiou o trabalho da comissão da criança e do adolescente, presidida pela deputada Rose Davino (PP), destacando que a comissão está sempre aberta para colaborar com o terceiro setor, municípios e qualquer entidade ou indivíduo que esteja comprometido com a Primeira Infância. “Essa abertura é fundamental para garantir que possamos ouvir a todos e construir políticas cada vez mais eficazes e inclusivas”, frisou Toledo.
Em um cenário onde as atenções muitas vezes se voltam para temas diversos, é alentador ver o comprometimento da Assembleia Legislativa com uma fase tão crucial do desenvolvimento humano. Essas ações representam um passo significativo na construção de um futuro mais justo e equitativo para as próximas gerações.