Parlamentares deliberam sobre projeto de lei que declara a Bienal Internacional do Livro de Alagoas como patrimônio cultural do Estado

Durante a sessão plenária desta terça-feira, 17, os parlamentares apreciaram e deliberaram sobre 23 processos constantes na pauta da ordem do dia. Entre eles, merece destaque o projeto de lei ordinária nº 473/2023, de iniciativa do deputado Antonio Albuquerque (Republicanos).

O projeto em questão, discutido em segundo turno, tem como objetivo declarar a Bienal Internacional do Livro de Alagoas como patrimônio cultural e imaterial do Estado. A justificativa apresentada pelo parlamentar destaca que a Bienal é o maior evento literário e cultural de Alagoas, sendo promovido pela Universidade Federal de Alagoas em parceria com a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa e o Sebrae, e já incorporado ao calendário nacional.

Antonio Albuquerque ressalta que a Bienal é a maior vitrine da cadeia produtiva do livro em Alagoas, sendo o setor responsável por diversas atividades que têm crescido fortemente no Estado. Durante o evento, as editoras são o centro das atenções, apresentando seus estandes com milhares de títulos de livros dos mais diversos temas.

A inclusão da Bienal Internacional do Livro de Alagoas como patrimônio cultural e imaterial do Estado traz diversos benefícios para o evento e para a promoção da cultura e do livro em Alagoas. Essa declaração reforça a importância do evento e o reconhecimento de seu valor para a sociedade alagoana.

Além disso, ao se tornar patrimônio cultural e imaterial do Estado, a Bienal passará a receber maior atenção e investimento por parte dos órgãos competentes, o que possibilitará melhorias e expansão do evento nos próximos anos. Isso também contribuirá para a valorização dos profissionais envolvidos na cadeia produtiva do livro e para o estímulo à produção e leitura literária em Alagoas.

A aprovação desse projeto de lei mostra o compromisso dos parlamentares com a promoção da cultura e do saber em Alagoas. A Bienal Internacional do Livro é fundamental para a disseminação do conhecimento e o estímulo à leitura, além de ter um impacto significativo na economia criativa do Estado.

Com a aprovação deste projeto, Alagoas reforça seu compromisso com a cultura e demonstra que valoriza e reconhece a importância de eventos como a Bienal Internacional do Livro para a formação cultural de sua população. A partir de agora, a Bienal recebe o merecido status de patrimônio cultural e imaterial, solidificando seu papel como referência literária e cultural não apenas em Alagoas, mas também no cenário nacional.

Sair da versão mobile