Parlamentares aprovam projeto de lei que institui Campanha Estadual de Conscientização em Defesa da Vida e Segurança do Trabalho


 

Na sessão ordinária desta quarta-feira, 29, a Assembleia Legislativa de Alagoas teve a presença de 19 parlamentares que discutiram e deliberaram sobre diversos projetos. Um dos destaques foi a aprovação, por unanimidade em 2º turno, do projeto de lei ordinária nº 335/2023, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), que institui a Campanha Estadual de Conscientização e Educação em Defesa da Vida e da Segurança do Trabalho, conhecida como “Maio Amarelo”.

Segundo Medeiros, o objetivo da proposta é oficializar a campanha que tem como foco a conscientização e educação em defesa da vida e da segurança no trânsito. O Movimento Maio Amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014, com a intenção de alertar a sociedade para os altos índices de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A escolha do mês de maio para a campanha se deu em decorrência da resolução da ONU publicada em 11 de maio de 2011.

Com a aprovação do projeto, o poder público fica autorizado a realizar ações em parceria com entidades da sociedade civil, órgãos públicos e empresas privadas, com o intuito de promover campanhas educativas, esclarecedoras e preventivas, visando a defesa da vida e a redução de acidentes. Após a aprovação na Assembleia Legislativa, o projeto seguirá para o Executivo para sanção e se tornar lei.

A importância da conscientização e educação em temas relacionados à segurança viária não pode ser subestimada, considerando o alto número de acidentes e vítimas no trânsito. Portanto, iniciativas como o Maio Amarelo são essenciais para sensibilizar a população e promover ações que contribuam para a redução desses índices alarmantes. A expectativa é de que a aprovação desse projeto traga benefícios significativos para a segurança no trânsito em Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo