Parceria busca valorizar riqueza cultural de territórios do Ronda no Bairro

Promover o resgate cultural de personagens, locais e folguedos inerentes às áreas de atuação também é um dos objetivos do Ronda no Bairro, por isso a equipe de Articulação e Mobilização Social do programa realiza um diagnóstico cultural em cada comunidade atendida.

Na manhã desta quarta-feira (30), foi firmada uma parceria com a Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), para a realização do projeto Folguedos na Praça: tradições dos bairros. O objetivo é valorizar os mestres e mestras dos folguedos alagoanos, levando o conhecimento e a riqueza histórica dessas personalidades da cultura popular.

A construção em conjunto do projeto para que possa concorrer a editais tanto em âmbito estadual e nacional demonstra que as ações do Ronda no Bairro têm capilaridade entre diversos órgãos e secretarias estaduais e municipais. E quem ganha é a população com o acesso e o conhecimento cada vez mais amplos dos serviços públicos existentes. O encontro que definiu a parceria aconteceu na sede da Asfopal, no Centro de Maceió.

“Fazer com que a população volte a ocupar espaços públicos de convivência mútua com atividades de qualidade, que valorizem a cultura de cada área em que o programa atua, é muito gratificante. Fazer com que a sociedade participe da construção desses momentos também é fundamental para que os projetos articulados por nossa equipe se perpetuem, pois as pessoas desenvolvem um senso de responsabilidade tanto pelos espaços quanto pelas atividades propostas”, conclui Elis Lopes, cientista social do Ronda no Bairro.

O programa também tem por base os seguintes eixos de atuação: segurança de proximidade; abordagem social/comunitária; atenção à população em situação de vulnerabilidade social e articulação para a requalificação de espaços de convivência mútua degradados.

Ascom – 30/05/2018

Sair da versão mobile