A Espanha mostrou controle da posse de bola desde o início da partida, porém só conseguiu furar as linhas defensivas da Suécia no segundo tempo. Foi quando a jovem promessa Salma Paralluelo, de apenas 19 anos, brilhou mais uma vez e abriu o placar para as espanholas. No entanto, Blomqvist empatou a partida já nos acréscimos da segunda etapa. A Espanha não demorou a reagir e, com um belo chute de fora da área de Carmona, garantiu a vitória e a vaga na final do torneio.
Essa foi a terceira participação da Espanha na Copa do Mundo Feminina, mas a primeira em que avançou da fase de grupos. A campanha foi marcada por problemas de relacionamento com o treinador Jorge Vilda, tanto que as jogadoras comemoraram a classificação longe do treinador, abraçando apenas seus pares da comissão técnica.
No jogo em si, a Espanha dominou a posse de bola, ficando com 52%, enquanto a Suécia segurou apenas 31% e a bola ficou em disputa em 17% do tempo. Porém, o número de finalizações das duas equipes foi baixo, sendo três da Espanha e apenas uma da Suécia. A melhor chance do primeiro tempo foi em um chute de Fridolina Rolfo, defendido pela goleira Cata Coll.
No segundo tempo, a Suécia adiantou a marcação e passou a dominar a partida, criando chances, mas encontrando dificuldades para fazer o último passe. A entrada de Paralluelo, substituindo Putellas, trouxe ânimo para a Espanha. A jovem foi decisiva mais uma vez e marcou o gol da classificação, aproveitando ajeitada da zagueira Andersson.
A Suécia não demorou a reagir e, com a entrada da meia Hurtig, conseguiu o empate em um belo chute de Blomqvist. No entanto, a alegria sueca durou pouco, pois um minuto depois a Espanha retomou a vantagem com um belo chute de fora da área de Carmona.
Com a vitória, a Espanha garantiu sua presença na final da Copa do Mundo Feminina 2023, que será disputada contra a vencedora da partida entre Austrália e Inglaterra, marcada para amanhã às 7h. Enquanto isso, a Suécia terá que se contentar com mais um “quase” e a difícil tarefa de se reerguer para os próximos torneios.