Ampliação da rede pública de ensino técnico oferece mais oportunidades para a juventude da região
A parte alta da capital alagoana já dispõe de um ensino técnico de qualidade. A chegada do Ifal no Complexo Habitacional do Benedito Bentes assegura aquilo que Renan Filho prega desde seu mandato de deputado federal, quando foi grande incentivador da ampliação do Ifal em Alagoas. Hoje, como governador, Renan Filho ressalta a importância do campus avançado.
Durante a inauguração do Ifal do Benedito Bentes, nesta sexta-feira (25), o governador foi claro ao descrever a necessidade de qualificação do jovem da parte alta de Maceió. “A chegada do Ifal no Benedito Bentes é um marco. Com o ensino técnico chegando aqui o ensino de qualidade fica mais perto de uma população de, pelo menos, 500 mil pessoas do Benedito Bentes e seu entorno”, mensurou Renan Filho.
A unidade tem 12 salas de aula, ginásio, laboratórios e biblioteca. Estrutura vai atender até 600 estudantes, que vão desfrutar do ensino profissionalizante. Essa vertente, conforme o governador, é fundamental para Alagoas crescer, fortalecer o mercado de trabalho, qualificar sua juventude, ampliar a produtividade.
Foi o Estado que construiu a unidade e cedeu ao Ifal para que pudesse funcionar na região. Entretanto, Renan Filho, diante do reitor Sergio Teixeira, assegurou que vai lutar para viabilizar recursos que permitam a construção de um campus próprio.
Encontrando o novo espaço, esta estrutura atual se transformará em nova escola em tempo integral na localidade.
Em tempo, o Governo de Alagoas está trabalhando para ampliar o ensino em tempo integral. Atualmente, 14 escolas estaduais funcionam neste formato. Para 2017, o governador Renan Filho confirma que serão 28 unidades escolares adotando o ensino em tempo integral. Em 2018, o Estado deve alcançar a marca de 50 escolas e até 20 mil alunos sendo contemplados.
Vale lembrar que a primeira escola em tempo integral da rede estadual, a Escola Estadual Marco Antonio, é instalada no Benedito Bentes.
“A ampliação do Ifal junto à ampliação das escolas em tempo integral são fundamentais para a qualificação de nosso jovem, para manter o aluno dentro da escola e longe das ruas. Para dar a ele, sobretudo, um horizonte de futuro melhor”, concluiu o governador.
Cadú Epifânio – Agência AL
26/11/16