O período de inscrições se estende até o dia 17 deste mês. As interessadas devem se inscrever por meio do link disponibilizado (https://forms.office.com/r/hheMw0u9Ux). O curso, que capacitará 20 alunas sem exigir escolaridade mínima, está programado para ocorrer de fevereiro a abril, com aulas teóricas e práticas ministradas na sede do Instituto Acudir no bairro Benedito Bentes II, sempre no período vespertino de segunda a quinta-feira.
Este programa faz parte do projeto nacional “Elas Transformam a Construção”, que visa não apenas capacitar mulheres, mas também aumentar significativamente a presença feminina na construção civil, um setor historicamente dominado por homens. Em 2024, a iniciativa já capacitou mais de 450 mulheres em diversas regiões do Brasil, investindo cerca de R$ 1 milhão.
De acordo com um estudo da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), a “soberania” masculina ainda predomina no setor, com a participação feminina informal representando apenas 4,4% e, no mercado formal, registrando-se um ligeiro aumento para 9,2%. A pesquisa destaca que o trabalhador típico na construção civil do Brasil é um homem de 37 a 41 anos, com baixa escolaridade, evidenciando a necessidade de iniciativas inclusivas como esta, que buscam reverter essas estatísticas.