Papa Francisco hospitalizado com bronquite e infecção respiratória polimicrobiana: um quadro clínico complexo aos 88 anos.

O Papa Francisco, líder da Igreja Católica, foi hospitalizado recentemente para tratar uma bronquite e uma infecção respiratória polimicrobiana, em um quadro clínico considerado “complexo” pelo Vaticano. Aos 88 anos, o pontífice enfrenta uma série de complicações médicas que remontam à sua juventude, quando teve parte de um pulmão removido devido a uma pleurisia.

Desde o início de 2023, o Papa tem lidado com gripes recorrentes, sendo diagnosticado com bronquite em março daquele ano e respondendo bem ao tratamento com antibióticos. Infelizmente, em novembro de 2023, ele teve que cancelar uma viagem à COP28, em Dubai, devido a uma gripe e inflamação pulmonar. Além disso, em fevereiro de 2024, precisou passar por um check-up devido a sintomas semelhantes e, no final de setembro do mesmo ano, suspendeu compromissos por conta de um quadro gripal leve.

O Papa Francisco também enfrentou quedas recentes, machucando o queixo em dezembro de 2024 e o braço em janeiro deste ano. Além disso, passou por procedimentos cirúrgicos, incluindo a remoção de parte do cólon em julho de 2021 devido a uma diverticulite e uma cirurgia para reparar uma hérnia abdominal em junho de 2023.

Problemas ortopédicos também têm sido uma questão para o pontífice, que sofre de ciática, uma condição que afeta suas costas, quadris e pernas. Em 2020, uma crise de ciática o impediu de participar das celebrações de Ano Novo, sendo a primeira vez que sua saúde interferiu em grandes eventos religiosos.

Devido à complexidade de seu quadro clínico, a Sala de Imprensa da Santa Sé informou que a audiência geral do Papa Francisco desta semana foi cancelada. A preocupação com a saúde do pontífice tem sido motivo de atenção para muitos fiéis ao redor do mundo, que enviam votos de melhoras e orações pela sua recuperação.

Sair da versão mobile