Neste ano, a Campanha da Fraternidade tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, com o lema “Deus viu que tudo era muito bom”. Na mensagem, o Papa Francisco expressou sua proximidade e apoio à Igreja no Brasil, elogiando a iniciativa da CNBB em promover a Campanha da Fraternidade, que já acontece há mais de 60 anos.
Além disso, o pontífice fez uma breve reflexão sobre o início da Quaresma e mencionou a realização da COP 30, que está prevista para acontecer no Pará, em novembro. Francisco destacou a importância da conversão baseada na Carta Encíclica Laudato Si’, publicada pelo Papa há quase 10 anos, e na Exortação Apostólica Laudate Deum, lançada em 2023.
Nos comunicados, o Papa ressaltou a necessidade de uma mudança de atitude em relação ao meio ambiente, enfatizando que a crise ecológica atual exige uma profunda conversão interior de toda a humanidade. Ele elogiou a iniciativa da Conferência Episcopal em abordar o tema da ecologia, incentivando a conversão pessoal de cada fiel a Cristo.
O tema da Campanha da Fraternidade deste ano também reflete a disposição da Igreja no Brasil em contribuir para as discussões da COP 30, que acontecerá em Belém do Pará, destacando a importância de práticas que ajudem na superação da crise climática e na preservação da criação divina.
O Papa Francisco encerrou sua mensagem com votos de que o período quaresmal seja frutífero e inspire esperança em todos, pedindo bênçãos a Nossa Senhora Aparecida e concedendo a Bênção Apostólica a todos os brasileiros, especialmente àqueles envolvidos no cuidado com o meio ambiente. Em meio a sua própria batalha de saúde, o Pontífice também pediu orações em seu nome.