No Hospital Gemelli, onde está sendo tratado, o Pontífice aprovou o processo de implementação das reformas. O escritório do Vaticano para o sínodo divulgou um cronograma que se estende até 2028 para concretizar as mudanças tão necessárias na Igreja Católica.
Recentemente, o Vaticano anunciou que as atualizações médicas sobre a saúde do Papa serão fornecidas com menor frequência, devido a um “desenvolvimento positivo” em seu quadro clínico. Os médicos informaram que Francisco não está mais em estado crítico, apesar de suas condições de saúde ainda serem complexas devido à sua idade avançada e à perda de parte de um pulmão quando jovem.
Após ser internado no dia 14 de fevereiro, o Papa Francisco enfrentou desafios diversos, incluindo uma pneumonia dupla e uma infecção polimicrobiana. No entanto, as últimas atualizações médicas têm destacado uma melhora em sua terapia física e respiratória, assim como a progressiva eliminação da infecção.
Apesar dos percalços enfrentados nas primeiras semanas de sua hospitalização, o Pontífice tem se dedicado a exercícios espirituais quaresmais, recebendo mensagens de apoio e participando de suas responsabilidades religiosas de forma adaptada ao seu estado de saúde.
Durante esse período de internação, o Papa Francisco tem contado com o apoio e as orações de milhares de fiéis ao redor do mundo. Sua determinação em continuar trabalhando nas reformas da Igreja Católica mesmo em meio a adversidades é um testemunho de sua dedicação e comprometimento com sua missão espiritual.