Palmeira dos Índios Celebra Consciência Negra com Memorial à Liberdade e Reflexões sobre Igualdade e Inclusão Social


O dia 20 de novembro, conhecido como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, é uma data significativa em que o Brasil convida a sociedade para refletir sobre importantes questões como a igualdade social, o combate à discriminação racial e a valorização da riqueza cultural e histórica da comunidade negra no país. Este dia serve também como uma homenagem póstuma a Zumbi dos Palmares, cuja morte ocorreu em 1965, celebrando sua contribuição na luta contra o sistema escravista e a busca pela inclusão social dos negros.

A cidade de Palmeira dos Índios destaca-se no cenário nacional por suas iniciativas que mantêm viva essa herança e como exemplo de resistência e progresso. Em 2021, a prefeitura local inaugurou o Memorial à Liberdade, um monumento com quatro metros de altura, como tributo aos negros que foram fundamentais para o desenvolvimento de Palmeira dos Índios. O legado negro está intrinsecamente presente na cultura e na história local, visível em pontos como o Museu Xucurus, que opera dentro da igreja de Nossa Senhora do Rosário e exibe objetos históricos do período da escravidão, e o Quilombo da Tabacaria, o primeiro quilombo a receber certificação no estado de Alagoas.

O prefeito Júlio Cezar destacou a relevância desta data tanto no contexto local quanto nacional, sublinhando a necessidade contínua de lutar contra o preconceito e promover a igualdade. “Esta data nos convida a refletir sobre a história dos povos negros em nossa cidade e no Brasil. Apesar da abolição, enfrentamos ainda a inadmissível carga de preconceito racial no século XXI. A luta por igualdade persiste. O exemplo de resistência dos quilombos é uma inspiração contínua, mesmo quando não há sangue derramado. Somos todos iguais; a cor da pele não determina inteligência ou sucesso. Como homem negro, reforço que o que realmente importa é a busca incansável deste povo por liberdade, democracia e igualdade”, afirmou o prefeito.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo