PAI DE JHC – João Caldas pode ser único candidato sem mandato a se eleger deputado federal em Alagoas em 2026 – com Jornal Rede Repórter

A eleição para deputado federal em Alagoas, prevista para 2026, já é considerada uma das mais difíceis da história recente do Estado, especialmente diante da possibilidade da redução de 9 para 8 vagas na Câmara dos Deputados, caso o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à emenda que manteve as 9 cadeiras não seja derrubado. Essa mudança tornaria a disputa ainda mais acirrada.

Atualmente, dos nove deputados federais alagoanos, todos têm amplas chances de reeleição, com exceção de Paulão (PT), que anunciou sua candidatura ao Senado. Após diversas gestões consecutivas como vereador de Maceió, deputado estadual e federal, Paulão busca um novo desafio político, apostando alto na corrida ao Senado.

No PP, Arthur Lira é figura consolidada e sua provável saída para o Senado pode abrir espaço para o filho, Álvaro Lira, herdar a vaga. Ainda pelo partido, Marx Beltrão, Daniel Barbosa e Fábio Costa têm fortes chances de reeleição, sobretudo em uma federação com o União Brasil, que deve contar com Alfredo Gaspar tentando se manter no cargo. Essa coligação pode assegurar de três a quatro cadeiras para o grupo.

No MDB, Rafael Brito e Isnaldo Bulhões Junior seguem com boa perspectiva de renovar mandatos. O partido tenta fortalecer a chapa com nomes competitivos, sobretudo mulheres, visando conquistar uma terceira vaga. Já o PSD aposta em Luciano Amaral, que entra na campanha com força reforçada e perfil para ser um dos mais votados do Estado.

O PT, sem Paulão, deve enfrentar dificuldades para garantir uma vaga na Câmara. Enquanto isso, nomes que buscam entrar na bancada federal dependerão de articulações partidárias e alianças estratégicas para montar chapas competitivas, com possíveis migrações entre legendas.

Entre os nomes que despontam está o ex-deputado federal Nivaldo Albuquerque (Republicanos), que ficou próximo da eleição em 2022 e pode garantir uma vaga em 2026 se montar uma chapa sólida ou migrar para outra sigla.

No meio dessa intensa disputa, a surpresa pode vir do grupo do prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PL). Seu pai, ex-deputado João Caldas, mantém boa circulação política tanto em Maceió quanto no interior do Estado. Com o apoio da estrutura administrativa do município, João Caldas pode se tornar o único candidato sem mandato atual a conquistar uma vaga de deputado federal em 2026, desde que a estratégia seja bem executada.

Caso os Caldas optem por repetir a tática de 2022, será necessário um ajuste mais preciso na montagem da chapa. Entretanto, tudo indica que desta vez eles podem buscar uma composição mais favorável em outra legenda, o que poderá ampliar as chances do ex-deputado na eleição.

Sair da versão mobile