Padaria é interditada em Maceió devido a péssimas condições de higiene e ausência de alvará sanitário, colocando em risco a saúde dos consumidores



Na manhã desta segunda-feira (9), a Vigilância Sanitária de Maceió realizou uma fiscalização de rotina e interditou uma padaria localizada no bairro Eustáquio Gomes. Durante a vistoria, a equipe do órgão identificou diversas irregularidades que representavam alto risco à saúde do consumidor, como a ausência de alvará sanitário e condições precárias de higiene.

O estabelecimento estava completamente fora dos padrões sanitários e apresentava condições precárias de limpeza e manutenção dos equipamentos. Além disso, foram encontrados vestígios de criadouros de roedores e baratas, demonstrando uma preocupante falta de cuidado com a higiene. A Vigilância Sanitária também encontrou produtos vencidos, que foram devidamente recolhidos.

Diante da gravidade da situação, a padaria foi imediatamente interditada visando garantir a segurança dos consumidores. O estabelecimento foi autuado e agora deverá passar por um processo administrativo, cuja penalidade pode chegar ao pagamento de multa que varia entre R$180 e R$38 mil, dependendo se a empresa é reincidente na infração.

Os responsáveis pelo estabelecimento terão um prazo de 90 dias para regularizar a situação e se adequarem às exigências da Vigilância Sanitária, para que assim possam reabrir o local. É fundamental ressaltar a necessidade de ação por parte dos donos de estabelecimentos comerciais, garantindo a saúde e segurança dos consumidores.

Airton Santos, chefe especial da Visa, destacou a importância da conscientização para os comerciantes. Segundo ele, a situação encontrada na padaria era precária, com riscos de contaminação e propícia para o surgimento de doenças. Airton Santos ressaltou também a ausência de alvará sanitário, reforçando a importância da adequação às normas e exigências da Vigilância Sanitária.

A população de Maceió que presenciar irregularidades em estabelecimentos comerciais que representem riscos à saúde pode realizar denúncias pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24 horas por dia. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.

É fundamental que os órgãos fiscalizadores e as empresas comerciais se comprometam com a segurança e bem-estar dos consumidores. A conscientização e o cumprimento das normas sanitárias são essenciais para evitar riscos à saúde da população.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo