De acordo com Francisco Almeida, tecnólogo em radiologia, a mamografia é o exame mais utilizado para identificar a doença, sendo realizado por técnicos e tecnólogos em radiologia. Os equipamentos cada vez mais modernos e digitais permitem uma melhor visualização dos tecidos mamários, possibilitando que o médico radiologista emita laudos mais precisos.
Em casos em que a mamografia não é suficiente para o diagnóstico, outras modalidades, como ultrassonografia de mama ou ressonância magnética de mama, podem ser realizadas, com a escolha dependendo da conduta médica. A biópsia minimamente invasiva também desempenha um papel importante na confirmação do diagnóstico e na definição de estratégias de tratamento específicas.
Segundo o especialista, a mamografia é um passo fundamental no processo, pois quanto mais cedo um problema for identificado, maiores são as chances de cura. Portanto, a realização desse exame regularmente é essencial para a saúde das mulheres.
O Outubro Rosa é uma oportunidade para reforçar a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama. É essencial que as mulheres estejam atentas à sua saúde e realizem os exames recomendados periodicamente. A conscientização e a informação são aliadas fundamentais na luta contra essa doença.
Acompanhe mais notícias e informações sobre saúde seguindo a editoria de Saúde do Metrópoles no Instagram e não deixe de conferir a reportagem completa no site parceiro Alto Astral. Clique no link para acessar todas as notas e reportagens do dia sobre Saúde. Juntos, podemos nos manter informados e cuidar da nossa saúde.