Durante todo o mês de outubro, serão realizados diversos eventos. Nesta terça-feira (3), aconteceu no Plenário da Câmara dos Deputados uma sessão solene em homenagem à campanha. Além disso, foi realizada uma audiência sobre políticas públicas de enfrentamento ao câncer de mama.
A campanha Outubro Rosa teve origem nos Estados Unidos, onde vários estados começaram a promover ações relacionadas ao câncer de mama. O símbolo da campanha, o laço rosa, foi distribuído pela primeira vez pela Fundação Susan G. Komen for the Cure aos participantes de uma corrida em Nova Iorque, na década de 1990.
No Brasil, o câncer de mama é o que mais afeta as mulheres, excluindo-se os tumores de pele não melanoma. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), somente em 2022, mais de 66 mil mulheres foram diagnosticadas com esse tipo de câncer. As regiões Sul e Sudeste apresentam as taxas mais elevadas de incidência.
Como parte da campanha, será inaugurada no dia 18 uma exposição fotográfica que contará as histórias de mulheres que enfrentaram o câncer de mama. Além disso, haverá projeções nas torres do Congresso Nacional com fotos de mulheres que superaram a doença e informações sobre a incidência do câncer de mama no país.
No dia 24, a Comissão Especial de Combate ao Câncer no Brasil realizará uma audiência para discutir a disponibilização de novos medicamentos para o tratamento do câncer de mama pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Já no dia 25, a Secretaria da Mulher encerrará as atividades da campanha com um seminário sobre inovação e educação no combate ao câncer.
A campanha Outubro Rosa no Brasil teve início em 2002, na cidade de São Paulo, com a iluminação do Obelisco do Ibirapuera de rosa. Desde então, tornou-se tradição iluminar monumentos de rosa durante o mês de outubro em apoio à causa.
Através dessas ações, a Câmara dos Deputados e o Senado buscam conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, com o objetivo de salvar vidas e promover a saúde das mulheres.