Nessa língua com sotaque alagoano, tivemos Hermeto Pascoal, que é um gênero musical por si só, com suas notas mágicas e complexas. Além disso, artistas como Djavan, Janu, Wado, Zeca Baleiro e diversos outros talentos locais deram vida a canções que merecem ser ouvidas e apreciadas.
Uma das surpresas do ano foi o disco ‘Segunda Navegação’, de Chico Torres, que musicou poemas de escritores alagoanos e os recriou com a participação de cantoras de todo o Brasil. A faixa selecionada para a lista é apenas uma amostra desse trabalho incrível, que merece ser explorado.
Destaque também para a premiada faixa “Pra Você, Ilza”, de Hermeto Pascoal, que lhe rendeu um Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Jazz. Além disso, parcerias como a de Júnior Almeida e Mart’nália em “Uma chance”, e Bruno Berle e Batata Boy em “New hit”, mostram a diversidade e a riqueza da cena musical alagoana.
Para os amantes da música brasileira, não faltaram opções na lista de 20 músicas para ouvir antes do ano acabar. De canções dançantes e envolventes, como “Eu sem você”, de Os Fugitivos, até composições emocionantes e profundas, como “Inexplicável Ser”, de Rodrigo Avelino, houve de tudo um pouco.
No mar musical que é a cena alagoana, as possibilidades de descobertas são infinitas. E para quem quer mergulhar nesse universo sonoro, a playlist com as 20 músicas selecionadas é uma ótima oportunidade de se encantar com os talentos locais e se emocionar com a arte que brota das terras alagoanas.