O ranking dos 10 carros mais econômicos traz uma variedade de modelos, desde compactos até sedãs, atendendo aos diferentes perfis de consumidores. Dentre os modelos mencionados, o Fiat Argo aparece na décima posição, sendo um carro eficiente em trajetos rodoviários, mas com um consumo um pouco mais elevado na cidade. Já o Honda City, na nona posição, se destaca por seus bons números de consumo, além de possuir um motor 1.5 flex e câmbio automático CVT.
Outro destaque do ranking é o Volkswagen Virtus, ocupando a oitava posição como sedã com menor consumo de combustível da marca. Em seguida, na sétima posição, está o Renault Kwid, apesar de ser um dos carros mais acessíveis do mercado, não apresenta o menor consumo de combustível.
Já na sexta posição, o Peugeot 208 chama a atenção pelo seu visual agressivo e bom desempenho de consumo na versão de entrada. Seguindo a lista, o Hyundai HB20S se destaca por ser o modelo com câmbio automático mais econômico do Brasil, ocupando a quinta posição. Em seguida, aparece o Volkswagen Polo, que ficou na quarta posição, sendo o segundo carro mais vendido do Brasil em 2024.
O pódio dos carros mais econômicos é composto pelo Fiat Cronos em terceiro lugar, seguido pelo Chevrolet Onix em segundo lugar, sendo o modelo com motor e câmbio mais econômicos da lista. E o grande destaque como o carro mais econômico do Brasil vai para o Chevrolet Onix Plus, que apresenta excelentes números de consumo de combustível.
Essa lista elaborada pelo Inmetro ajuda os consumidores a identificar quais são os modelos de carros mais eficientes em termos de consumo de combustível, auxiliando na escolha de um veículo que seja economicamente viável. É importante ressaltar que a economia de combustível pode contribuir significativamente para a redução de despesas do motorista a longo prazo, além de promover a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.