De acordo com o comunicado emitido pelo hospital, o Einstein foi informado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo sobre a compatibilidade do órgão em relação ao tipo sanguíneo B do paciente. O processo de avaliação durou algumas horas e garantiu que o órgão doado era adequado para Faustão.
O Hospital Israelita Albert Einstein é referência em transplantes cardíacos. Em seu site, a instituição afirma ser o segundo lugar no Brasil e no Estado de São Paulo em número de transplantes cardíacos realizados, tendo realizado 29 transplantes somente este ano.
A cirurgia em Faustão ocorreu no início da tarde e teve duração de aproximadamente duas horas e meia. Segundo o hospital, o procedimento foi um sucesso, mas o apresentador ainda permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para que seja acompanhada a adaptação do órgão e controlada a possibilidade de rejeição.
Faustão estava internado na UTI desde o dia 5 de agosto, tratando uma insuficiência cardíaca e fazendo diálise. Por conta de sua condição de saúde, ele se qualificou como um caso de prioridade na fila de transplantes, o que possibilitou a doação do órgão. O Einstein segue todos os trâmites estabelecidos para a captação e viabilização do órgão doado.
A cirurgia de transplante cardíaco é um procedimento complexo, que geralmente leva cerca de quatro horas. No caso de Faustão, o tempo foi menor, mas mesmo assim a cirurgia envolveu desviar o sangue do paciente para uma máquina de circulação extracorpórea, que mantém o fluxo sanguíneo durante todo o procedimento. Após a retirada do órgão doado, o novo coração é colocado e a circulação do paciente é restabelecida.
Após a cirurgia, é comum que o paciente permaneça na UTI por cerca de uma semana, tomando medicações imunossupressoras e outros remédios. Geralmente, o sucesso do procedimento é avaliado após 12 meses, quando há uma redução na possibilidade de rejeição.
A equipe médica responsável pelo processo de transplante cardíaco de Faustão é composta pelos médicos Fernando Bacal, Fábio Gaiotto e Miguel Cendoroglo Neto. Os detalhes sobre o doador do órgão não foram divulgados pelo hospital.