Operadores de turismo conhecem Cooperativa Pindorama em famtour pela “Rota do Coco” de Alagoas

Operadores e agentes de turismo de Alagoas foram convidados pelo Sebrae-AL para participar de uma famtour com o objetivo de conhecer a Cooperativa Pindorama e inseri-la na “Rota do Coco e Seu Beneficiamento”, que está sendo criada dentro da Instância de Governança Caminho das Águas. A inclusão da Pindorama, localizada entre os municípios de Coruripe e Penedo, no Litoral Sul de Alagoas, tem como propósito ampliar as opções para atrair visitantes de diversas regiões e vertentes, uma vez que o local oferece condições para o desenvolvimento de diferentes tipos de turismo, como negócios, aventura, pedagógico, ambiental, observação de aves, experiência e gastronomia.

Segundo a consultora do Sebrae-AL, Silvana Barros, responsável por pesquisar e catalogar os pontos turísticos que farão parte da rota, a Pindorama é parte fundamental do projeto. De acordo com ela, “não é possível pensar no beneficiamento do coco sem passar pela Pindorama. A empresa está inserida nos coqueirais de Alagoas e é mais antiga do que outras que trabalham com esse processo”.

A gestora de Projetos de Turismo do Sebrae-AL, Alana Klengues, ressalta as diversas potencialidades oferecidas pela Pindorama no que diz respeito ao beneficiamento do coco. Para ela, “a Pindorama é uma cooperativa de grande importância em Alagoas e no Nordeste, então quando pensamos em beneficiamento do coco, que é o elemento central dessa rota, não há outra cooperativa que tenha tanto desenvolvimento social e que, além do alimento, utilize o coco também para a produção de artesanato, beneficiando a comunidade com esse elemento gastronômico”.

A famtour contou com a participação de aproximadamente 20 representantes de agências de turismo e guias de viagens que foram recepcionados no Centro de Treinamento Rural de Pindorama-CETRUP pelo presidente da cooperativa, Klécio Santos, e pela superintendente do setor, Alda Calheiros. Durante o encontro, foram apresentados vídeos mostrando o potencial turístico da região e oferecido um café da manhã com receitas da gastronomia local. Os visitantes também tiveram a oportunidade de conhecer as unidades industriais da Pindorama e o Memorial René Bertholet, onde estão guardadas a história da empresa e as memórias do fundador da cooperativa.

Diversas empresas de turismo participaram do encontro, como Onix Tur, Kairós, MB Tur, Pé na Rua Maceió, Viver Turismo, Viva Turismo de Experiência, Una Turismo, Maçaiok, Alagoas Tur, Inova Tur Experiências Turísticas e Mcsswhite. Além disso, estiveram presentes o gerente de Turismo do município de Coruripe, José Edson dos Santos, e os secretários da Mulher e do Turismo e Economia Criativa de Penedo, Mariana Barbosa e Jair Galvão, respectivamente. A iniciativa promovida pelo Sebrae-AL busca fortalecer o turismo na região e potencializar a economia local por meio do incentivo ao turismo sustentável.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo