Operação Virtude registra flagrantes de negligência contra idosos em Porto Calvo e Ibateguara durante a semana.



Durante a realização da operação Virtude, que visa combater a violência contra pessoas idosas, as equipes da Secretaria de Estado da Segurança Pública e das Bases Comunitárias da Polícia Militar foram acionadas para atender denúncias de negligência em dois municípios: Porto Calvo e Ibateguara. A ação, que faz parte de uma iniciativa nacional promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, teve início na última segunda-feira (10) e está prevista para continuar ao longo da semana.

Em Porto Calvo, a guarnição se dirigiu a uma residência na Rua Jorge Alves Cordeiro, no bairro Mangazala, após receber cinco denúncias sobre o local. Ao chegarem, os policiais encontraram uma idosa de 73 anos deitada em uma cama, sozinha e rodeada por comida estragada. A sobrinha da senhora, de 43 anos, se apresentou como responsável pela idosa, mostrando posse dos cartões de benefício da mesma. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e constatou o estado febril e debilitado da idosa, que foi encaminhada a um hospital para receber tratamento médico. O Centro de Referência de Assistência Social (Creas) foi informado para acompanhar o caso.

Na sequência, a sobrinha foi conduzida ao Centro Integrado de Segurança Pública de Matriz de Camaragibe, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por exposição da idosa a condições desumanas. Em Ibateguara, um homem de 51 anos foi encaminhado à Delegacia Regional de Polícia após confessar ter retido o cartão bancário de sua mãe, de 71 anos, e não prestar a devida assistência. A idosa foi encontrada em condições precárias, após denúncia recebida pelo Disque-denúncia.

As ações de combate à violência contra a pessoa idosa continuarão em Alagoas, especialmente neste mês da campanha Junho Violeta, de conscientização sobre o tema. O Programa Pessoa Idosa Protegida tem sido essencial, com a atuação das Bases Comunitárias e do Disque-denúncia, contando com o apoio da população nesse combate. Denúncias podem ser feitas pelo número 181, pelo site disquedenuncia.seguranca.al.gov.br ou pelo Disque 100, do Governo Federal.

As fotografias da operação estão disponíveis para visualização no site oficial.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo