Operação “Sem Limites” Desvenda Complexo Esquema de Roubo e Venda de Veículos em Maceió
Na madrugada desta quarta-feira, 30 de agosto, a Polícia Civil de Alagoas desmantelou uma sofisticada rede criminosa especializada em roubo e venda de veículos. Três indivíduos, considerados os líderes da organização, foram detidos durante a Operação “Sem Limites”. Este grupo era responsável por furtar automóveis dos pátios do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió, revendendo-os posteriormente. A ação policial resultou na recuperação de cerca de 27 veículos.
De acordo com o delegado Wladney José, da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, os criminosos frequentavam os pátios para escolher os automóveis, identificavam os proprietários e, com as informações em mãos, falsificavam documentos. Os carros eram então revendidos, desmanchados ou desviados. “O grupo operava de forma sistemática. Muitos veículos ainda circulam ou foram desmanchados e outros ainda estão desaparecidos”, explicou o delegado.
A operação ainda investiga o possível envolvimento de funcionários dos pátios e cartórios. “Identificamos uma rede complexa, que inclui terceirizados, despachantes, lojistas e autônomos. Estamos desvendando toda a operação”, acrescentou o delegado em coletiva de imprensa.
O delegado-geral Gustavo Xavier destacou que a fraude documental também está no foco das investigações. “Detectamos procurações e selos de cartório adulterados. Esses documentos fraudados permitiam que veículos fossem retirados ilegalmente. Estimamos que mais de 50 automóveis já foram furtados dos pátios e locadoras”, sublinhou.
Os três suspeitos estão sob prisão temporária e enfrentarão audiência de custódia nesta quinta-feira. Após três meses de investigação, as autoridades continuam a identificar outros envolvidos e localizar veículos ainda em circulação ou possivelmente deslocados para outros estados, como São Paulo, Pernambuco, Sergipe e Bahia. Indícios sugerem que os líderes da organização possam estar em São Paulo e Rio de Janeiro.