Até o momento, cinco pessoas já foram presas durante a operação, que teve início nesta quarta-feira (06). As investigações, que duraram aproximadamente seis meses, foram realizadas pela Delegacia de Narcóticos (DNarc), em parceria com o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Segundo informações obtidas durante as investigações, o grupo alvo da operação estava cometendo uma série de crimes no bairro de Pajuçara, causando prejuízos à sociedade alagoana.
O nome da operação, Jangada, foi escolhido devido à atuação dos criminosos na orla, próximo ao local onde saem as jangadas para os passeios nas piscinas naturais. Todos os mandados foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital, com base nas investigações realizadas pela DNarc e nas provas técnicas obtidas ao longo do processo.
Para cumprir os mandados, foram mobilizados policiais militares do Bope e agentes da DNarc, Tigre e Oplit. A população também pode contribuir com o trabalho da Segurança Pública, realizando denúncias sobre homicídios, tráfico de drogas, roubos e organizações criminosas, por meio do Disque-Denúncia, através do número 181. As ligações são gratuitas e o sigilo é garantido.
A operação Jangada ressalta a importância da união das forças de segurança no combate ao crime em Alagoas. O trabalho conjunto entre as polícias Civil e Militar amplia as chances de sucesso nas ações de repressão aos crimes e proporciona maior segurança para a população. A participação da sociedade também é fundamental nesse processo, pois a colaboração dos cidadãos fortalece as investigações e contribui para a prisão dos criminosos.
A SSP e suas instituições parceiras, como a DNarc e o Bope, reafirmam o compromisso em combater o crime e garantir a tranquilidade e o bem-estar da população de Maceió. A Operação Jangada é mais um passo importante nesse sentido e demonstra a eficiência das ações integradas e da troca de informações entre as polícias. A expectativa é que a operação resulte em prisões significativas e na desarticulação de uma importante organização criminosa na cidade.