Segundo informações fornecidas pela PF, os mandados foram expedidos pelo juízo da 17ª Vara Criminal da Capital Federal. As investigações tiveram início no início do ano, após relatos sobre o aumento das disputas pelo controle do tráfico de drogas na região, o que resultou em ameaças a moradores locais e um aumento da violência.
Durante as investigações, os policiais federais identificaram os principais traficantes da região, resultando na prisão de alguns deles e na morte de outros devido às disputas pelos pontos de venda de drogas, conhecidos como bocas de fumo. Para evitar que os investigados suspeitassem das ações da PF, foram utilizados drones, equipamentos capazes de capturar imagens e vídeos das atividades criminosas a partir do ar.
Recentemente, três assassinatos foram registrados no bairro da Pescaria, levantando a possibilidade de envolvimento de alguns dos investigados nos crimes. Segundo informações da PF, a operação realizada hoje busca reunir mais provas para fortalecer o conjunto de evidências existente e auxiliar na resolução dos homicídios, levando à identificação e prisão dos responsáveis.
Os detidos serão conduzidos ao presídio estadual após a realização da audiência de custódia. Os envolvidos podem ser condenados a penas superiores a 20 anos de reclusão devido aos crimes cometidos.