Para garantir a segurança e o fluxo de pessoas nos locais de desfiles dos bloquinhos, as estações de metrô próximas terão reforço no número de funcionários e de agentes de segurança. Além disso, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) realizará fiscalizações nos principais blocos da Barra Funda e de Guarulhos.
Com o fechamento de algumas ruas para a passagem dos blocos de rua, a SPTrans criou um portal para informar sobre as linhas de ônibus que terão desvios de itinerários e os pontos de ônibus que ficarão desatendidos. A gestora do transporte público por ônibus da cidade também disponibilizou linhas especiais para quem pretende assistir aos desfiles das escolas de samba no Anhembi.
Durante o período de Carnaval, haverá operação 24h em algumas linhas do metrô de sexta-feira para sábado, de sábado para domingo e de domingo para segunda-feira. O monitoramento será feito pelo Centro de Controle Operacional (CCO), podendo ocorrer aumento da frota conforme a demanda.
Já as linhas da CPTM terão intervalos de sábado nos dias correspondentes e intervalo de domingo nos respectivos dias, com funcionamento normal na quarta-feira. Nas linhas intermunicipais de ônibus gerenciadas pela EMTU, a operação seguirá a programação de sábado no sábado, de domingo no domingo, de sábado na segunda-feira, de domingo na terça-feira e programação de sábado na quarta-feira.
Assim, a cidade de São Paulo se prepara para receber seus foliões com operações especiais que visam garantir a mobilidade e a segurança durante o Carnaval.