Operação Desmanche: SSP/AL coordena ação integrada para combater roubos de veículos e comércio ilegal de peças automotivas.



Na manhã desta quarta-feira (22), a Secretaria da Segurança Pública (SSP) coordenou uma operação integrada em Maceió, Rio Largo, Marechal Deodoro e Pilar com o objetivo de cumprir 33 mandados de busca e apreensão. O intuito da operação denominada Desmanche foi coibir roubos de veículos e o comércio ilegal de peças automotivas.

A operação é resultado de um trabalho conjunto realizado pela Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) da Polícia Civil e o Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), da Polícia Militar. Após um período de investigação realizado pelas agências de inteligência do Estado, foram identificados alguns estabelecimentos comerciais e outros pontos suspeitos. A Dracco solicitou os mandados judiciais, que foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.

O secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, destacou que a operação visa coibir o roubo de veículos na capital e reforçar as ações de fiscalização sobre peças e outros materiais vendidos em lojas e ferros velhos. Ele ressaltou a importância de orientar os proprietários sobre os cuidados que devem ser observados ao vender veículos e peças usadas, salientando que casos de irregularidade ou material fruto de roubo e furto implicam em responsabilização por receptação.

Até o momento, o dono de uma oficina foi encaminhado à sede da Dracco após as equipes policiais encontrarem no estabelecimento uma motocicleta com queixa de roubo. Também foi apreendido, em uma loja automotiva da parte alta, um motor de veículo com queixa de roubo. Em outra averiguação, os policiais apreenderam uma motocicleta com motor e o chassi adulterado. Todos os materiais também foram levados para a sede da Dracco, no bairro da Santa Amélia, em Maceió.

Para o cumprimento dos mandados, a Polícia Militar disponibilizou equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Rotam, Batalhão Rodoviário (BPRv), Batalhão de Trânsito (BPTran), a Companhia de Polícia Fazendária e outras unidades ligadas ao CPRM. Além disso, a Polícia Civil atuou com policiais da Dracco. Também participaram da operação peritos da Polícia Científica (Polc), técnicos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Essa operação demonstra o compromisso das forças de segurança do estado de Alagoas em combater atividades criminosas e reforçar a sensação de segurança entre a população. A integração entre Polícia Civil e Polícia Militar atua como um fator primordial para a efetividade das ações de segurança pública no estado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo