Operação Deméter: PF desarticula esquema de fraudes no INSS com falsificação de certidões de casamento para obtenção de benefícios ilícitos.



Na manhã desta sexta-feira (30/08), a Polícia Federal deflagrou uma operação para cumprir seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Juazeiro do Norte (CE), Caririaçu (CE), Açú (RN) e Pau dos Ferros (RN). A ação tinha como objetivo apurar possíveis crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e estelionato contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

As investigações, conduzidas em conjunto com o Núcleo de Inteligência da Previdência Social no Estado do Ceará, foram direcionadas para a apuração da falsificação de certidões de casamento visando obter benefícios previdenciários de forma ilegítima, especificamente o salário-maternidade.

Durante a apuração, foi identificado que um advogado atuava como procurador em vários pedidos de benefícios, alterando as profissões dos cônjuges para “agricultor” com o intuito de garantir o recebimento indevido dos valores. Essas fraudes prejudicavam os verdadeiros beneficiários dos programas do INSS, impactando os trabalhadores rurais que deveriam receber tais benefícios.

Os crimes investigados incluem estelionato previdenciário na modalidade tentada, além de envolvimento em organização criminosa e lavagem de capitais. A ação recebeu o nome simbólico de “Deméter”, em referência à deusa da mitologia grega associada ao cultivo e à fertilidade da terra, destacando a relação direta com o setor rural, alvo das fraudes.

A Polícia Federal destacou a importância da operação não apenas para colher evidências para o inquérito policial, mas também para interromper as atividades fraudulentas investigadas e evitar desvios de recursos públicos destinados aos trabalhadores rurais.

Dessa forma, a ação policial busca garantir a integridade dos programas do INSS e impedir que crimes dessa natureza continuem a lesar os cofres públicos e prejudicar os beneficiários legítimos desses benefícios previdenciários.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo